ADORAÇÃO

CHRIS DURÁN

Christian Calderin ou Chris Durán, francês nascido em 25 de maio de 1975 em Dieppe; é um cantor radicado no Rio de Janeiro.

Foi no ano de 1999 que Chris Durán tornou-se conhecido no Brasil. Uma de suas músicas embalou o tema do personagem principal da novela "Andando nas Nuvens", o anjo Thiago, interpretado pelo ator Caio Blat. O cantor francês bombou nas paradas de sucesso e conquistou fama e dinheiro.
No ano seguinte, um grave acidente de carro no Chile, porém, fez com que Durán mudasse completamente após seu "encontro com Deus". "Tinha fama, mulheres, dinheiro, mas não a felicidade", conta Chris, que se converteu e hoje é pastor da Igreja Apostólica Geração da Conquista, no Recreio dos Bandeirantes,  no Rio de Janeiro. Ele morava em Miami mas mudou-se definitivamente para o Brasil há oito anos.
Chamado
Chris começou a carreira de cantor em 1998. O belo rapaz, que foi coroinha na infância, foi descoberto por um caça-talentos que também era produtor de Julio Iglesias. Ele, então, gravou um CD em espanhol, "Te perdi", cuja canção de trabalho virou tema da novela da Globo, e estourou nas paradas do Brasil e dos EUA.
Durante a divulgação do trabalho, o cantor se encantou pelo Brasil; namorou belas mulheres, dentre elas Sabrina Parlatore, e começou a namorar Poliane, com quem se casou há oito anos.
Antes de sofrer o acidente, Chris havia gravado o segundo CD da carreira todo em inglês, "Why", quando diz ter tido o seu primeiro "encontro" com Jesus. "Estava em depressão, deitado no meu quarto em Miami trocando os canais da TV quando parei em um canal onde haviam muitos jovens orando. Neste momento um vento forte entrou pela janela do meu quarto e senti uma emoção muito forte. Ouvi a voz de Deus falando comigo e nesse momento percebi a presença do Espírito Santo".
Conversão
Após o "chamado", Chris resolveu mudar radicalmente de vida. Se converteu - ele foi criado com orientação católica -, scasou-se e passou a ser pastor. "Larguei a carreira no auge e não me arrependo. Sucesso, juventude e beleza são coisas que passam, mas Jesus não. Hoje tenho uma missão muito maior. Deus me falou que minha missão é levar a Palavra para o máximo de pessoas", diz o cantor, que ganhou disco de platina com o CD Gospel, "Reverência".

Chris Durán já tem muitos seguidores, que costumam procurar o cantor por causa de seu "dom da cura". "Quem faz esses milagres é Jesus e ele me usa como o seu instrumento. Já vi paralítico andar, surdo voltar a escutar, cego voltar a enxergar. Isso não é uma novidade, assim como os antigos discípulos de Jesus, eu também sou usado com a finalidade de aliviar algumas dores."

Entrevista
Como foi a sua conversão?
Chris Durán: Foi progressiva. Eu era estudante de economia e nem imaginava que iria cantar. Comecei a falar com Jesus. Já tinha ouvido falar de Jesus porque a religião católica na França é muito forte, mas eu queria de certa forma desafiar a Deus e falei: "ouvi muito falar de você mas não te conheço pessoalmente e se você é um Deus real dá-me um trabalho que eu possa dar o meu amor e meus dons para o mundo inteiro e se você fizer isso, Jesus, prometo te honrar durante toda a minha vida".
Depois fui para uma discoteca, onde eu lavava copos. Lá pelas quatro da manhã um amigo veio e disse que no dia seguinte haveria um teste para uma televisão espanhola para cantar. Eu nunca tinha tido experiência com aquilo e sou tímido, disse que não era para mim. E justamente começou a vir uma voz dizendo: "Chris você me provou, vá e você verá quem eu sou". E eu fui. O produtor do Julio Iglesias me descobriu, meu disco foi lançado e foi sucesso em vários países do mundo.
Muitos questionam se realmente era a voz de Deus porque como Ele iria levar-me a cantar no meio secular? Pois digo que sim, o tempo de Deus é algo que muitas vezes não compreendemos, mas Deus tem seus momentos para nos tocar. Tive um relacionamento maravilhoso com Jesus durante os seis primeiros meses, sem conhecer a Palavra. Eu falava de Jesus em todas as entrevistas e as pessoas me perguntavam se eu tinha uma religião, mas eu não tinha, apenas havia me fechado num quarto e desafiado a Deus e Ele estava me respondendo.
Depois de um grande sucesso me afastei completamente dEle, comecei a acreditar que eu era bom mesmo. Três ou quatro anos depois sofri um acidente de carro e fiquei numa cadeira de rodas. A voz voltou me dizendo: "Chris, um dia você me falou que queria dar seu amor e seus dons para o mundo inteiro, mas não vai ser o seu amor que você vai dar, vai ser o meu amor". Fiquei muito envergonhado no hospital, porque eu sabia que havia abandonado a Jesus. Voltei para os Estados Unidos e comecei a buscar desesperadamente a Deus.
No show business a moda é o budismo e eu busquei Jesus no budismo, busquei em várias religiões até que meu trabalho voltou a seguir, eu estava tendo muito sucesso, mas sentia um vazio muito grande. Um dia estava em meu quarto, em Miami, vendo a TV e o pastor Benny Hynn estava pregando. Deus falou completamente comigo, os paralíticos se levantavam e cegos eram curados e uma visitação muito poderosa entrou no meu quarto, chorei muito e vi que Deus estava ali. É muito difícil para uma pessoa famosa entrar para uma igreja, só pode ser por Deus.
Cruzando a rua, em frente a minha casa, havia uma igreja evangélica, mas eu não sabia. Acordei de manhã, cruzei a rua e vi "Ebenezer", e pensei: "Isso deve ser uma seita, não vou, nem pensar". E a voz do Espírito Santo veio e me falou para entrar, eu não queria de jeito nenhum. Foi tão forte que eu entrei. Perguntei se tinha algum padre ali e eles me responderam que tinha pastor. Simplesmente pisei naquele chão e a adoração imediatamente me tocou, eu cai, chorando como um menino de cinco anos e não parei, sem exagero, durante duas horas, prostrado, quebrantado. As pessoas tiveram muita sabedoria para me orientar e me proteger. Depois disto eu nunca mais fui o mesmo, conheci Jesus em sua plenitude, conheci sua Palavra.
Depois foi uma luta com meu empresário. Comecei a ir à igreja escondido porque eu não tinha direito por causa da gravadora. Foi um grande sofrimento e até que recebi uma carta do meu empresário dizendo que se eu continuasse a buscar esta religião ele destruiria minha carreira e me arruinaria. Foi do inferno mesmo. Quando recebi este papel pensei em desaparecer e fugi dos Estados Unidos. Vim para o Brasil onde uma família cristã me acolheu. Durante um ano e meio eu engoli a Palavra de Deus. Foi um dos melhores anos da minha vida. Deixei tudo para servir a Deus.

Como os fãs reagiram quando descobriram que você havia se convertido?
Chris Durán: Por um lado muito positivo, a presidente do fã clube da Argentina se converteu. Eu a levei na gravação do Diante do Trono e ela chorava muito, ela entregou sua vida a Jesus. Outras ficaram decepcionadas porque eu não era mais o Chris galã, sedutor. Mas muitos se converteram. Hoje em dia estou surpreso. Estivemos recentemente em Jundiaí para uma apresentação e vimos umas 500 vidas que foram lá por causa do meu nome e viram um discípulo de Jesus, foi maravilhoso.
Como você se tornou um adorador de Deus tão profundo?
Chris Durán: Talvez seja mais difícil para uma pessoa que nasceu no evangelho e está numa rotina, mas para quem foi do mundo realmente, no pior aspecto, e que entrega sua vida verdadeiramente a Jesus, é muito fácil ser um adorador. Tem uma parábola de Jesus que fala sobre várias pessoas que tinham dívidas com relação ao rei e quem tinha muitas dívidas amou muito mais aquele que perdoou suas dívidas. No meu caso eu tinha muitas dívidas e meu amor por Jesus é muito grande.
Nunca desanimou?
Chris Durán: Graças a Deus não. O fogo está crescendo mais a cada dia.

O que é preciso para sempre manter esta chama acesa?
Chris Durán: Primeiramente ter o cuidado de não ouvir algumas coisas que falam. É vigiar, é ter constância, é jejuar, acho que uma das grandes chaves é o jejum.

Alguém já tentou se aproveitar da sua fama para promover sua igreja?
Chris Durán: Muito, isso acontece muito. Mas graças a Deus estou muito firme, tive muitas oportunidades de me decepcionar com homens dentro da igreja, mas com a maturidade de hoje entendo que o joio e o trigo andam juntos. As vezes sinto muito mais facilidade de falar com pessoas do mundo do que com alguns evangélicos. Uns não são humildes ou suas motivações não são puras e não tem nada de cristão. Infelizmente, hoje são poucos os que tem compromisso. Tem um senhor que morreu faz pouco tempo e antes de morrer ele teve um sonho, e Deus mostrou para ele uma rocha e uma flor em cima e ele perguntou para Jesus o que era e Jesus respondeu: "a rocha sou Eu e a flor é você". É muito raro um pastor fiel, que cuida das ovelhas e que tem o seu ministério, é muito rara esta florzinha. E como nós seremos todos cobrados por Deus pelos dons que Ele nos deu, então tenho muito cuidado.
Como é ser um pastor evangélico?
Chris Durán: Dos ministérios, o de pastor é o mais difícil, porque um pastor de verdade dá sua vida mesmo.
Como a sua esposa Poliane entrou na sua vida?
Chris Durán: Na época que retornei para Jesus, eu tinha um relacionamento com uma pessoa daqui do Brasil e Deus falou claramente que não era ela. Lembro-me de pegar o telefone e terminar com ela, falei que Deus tinha mandado. Ela me chamou de maluco, de fanático. Não foi tão fácil, mas eu fiz assim e eu chorei muito. Estava orando e o Espírito Santo me falou para pegar uma caneta e escrever. Ele me falou do jeito que eu iria encontrá-la e como ela era. Eu pedi que antes que a visse o Espírito Santo me avisasse para não errar. Um dia estava fazendo uma apresentação e, quando acabou, eu estava no camarim agradecendo a Deus, com a cabeça no chão e de repente, o Espírito Santo me fala: "Olha quem vem!" Levantei a cabeça, ela estava na minha frente e eu fiquei meio pasmo porque achei ela bonita, meu estilo... Tem que ser espiritual, mas também tem que gostar (risos)... Lógico, né! Conversei com ela um pouco, depois eu liguei para ela e Deus falou que ela era a esposa para mim. Namoramos por sete meses e nos casamos. Foi muito rápido, mas quando sabemos que é do Espírito não há porque esperar. Hoje, temos uma filha, Esthér, o segundo maior patrimônio que Jesus nos deu.

LUZ DO MUNDO